domingo, 28 de julho de 2013

Vaticano

O Vaticano é uma cidade-Estado soberana e fica dentro da cidade de Roma. Nós fomos para lá de metro e achamos bem tranquilo.

Chegando ao Vaticano
Como o Vaticano é minúsculo (menor país do mundo em território e população), não demora muito para você achar a Basílica de São Pedro.




Você pode subir para a cúpula da Basílica, e para chegar lá tem duas formas: pagando 5 euros, você pode subir apenas usando as escadas, somando no final 551 degraus. Pagando 7 euros você sobe até o início da cúpula de elevador e então sobe os 320 degraus restantes a pé mesmo.

É claro que escolhemos a segunda opção (e mesmo assim quase morremos quando chegamos lá em cima - essa juventude de hoje em dia...). 

A subida é surreal. Para conseguir chegar lá em cima você tem que passar por corredores não apenas super estreitos, mas também inclinados. Isso tudo com degraus! E você sobe, sobe, sobe e não chega nunca.


As fotos estão péssimas, mas dá para ter uma idéia de como é lá dentro.



A pior parte de todas para mim foi a escada em caracol, minúscula, que parecia não acabar nunca. E você vai subindo e tem uma pessoa logo atrás de você, ou seja, não tem como desistir e voltar, tem que continuar subindo. E nisso tudo, só tem uma corda no meio para você segurar. Eu ficava vendo um monte de gente de idade subindo e ficava imaginando o que fazer se alguém tropeçasse ou passe mal no meio do caminho, porque realmente não tem como passar mais do que uma pessoa por lá, muito menos carregar alguém.



Reparem em como é pequeno o espaço, parece uma cápsula. Se alguém tem claustrofobia, esse é uma passeio que pode cortar do seu roteiro, pois você vai passar por vários lugares assim até chegar no topo da cúpula.

Finalmente chegamos no topo e estava LO-TA-DO. O espaço lá em cima também não é muito grande, então a locomoção é complicada. Mas a vista é realmente maravilhosa, e lá de cima é possível ver toda a cidade de Roma.




Bom, lá em cima isso é tudo que se tem para fazer mesmo, olhar a vista e descer (e lá vamos nós andar pelos lugares minúsculos e labirintos de novo). Como é lotado e desconfortável, a maioria tira e foto e desce mesmo. Achei a descida menos pior do que a subida, mas é como dizem, descer todo santo ajuda. ;)

Ficamos de bobeira um tempo lá em baixo, tirando fotos e descansando depois dessa maratona de escadas (dá para fazer muitas fotos legais lá em baixo!). 


Saímos e fomos procurar algum lugar para comer. A melhor pizza de Roma é a pizza quadrada que você compra na rua, e foi esse o nosso almoço no Vaticano. Além de barata, é realmente uma delícia.



Depois de comer fomos para o Museu Histórico do Vaticano.

Para conhecer a Capela Sistina, é preciso entrar no museu.

O museu é muito bonito e tem várias obras, a parte que eu achei mais legal foi a do Egito que tinha, dentro de outras coisas, múmias de milhares de anos.




A gente foi mesmo porque queria ver a Capela Sistina, mas andamos tudo e não conseguíamos achar a bendita. Parece que no Vaticano eles pegam os lugares que todo mundo quer visitar e colocam num ponto onde você precisa andar pelo resto da cidade inteira para chegar.



Mais uma bronca... não pode sentar na mureta!

Continuamos andando e nada... mas pelo menos o lugar é bonito!



Finalmente chegamos na Capela (e eu não sei porque, mas não tenho nenhuma foto. Agora não lembro se é porque lá dentro não se pode fotografar ou se é porque eu perdi mesmo). A Capela é basicamente um espaço enorme com todo mundo olhando para o teto tentando encontrar, no meio de tanta pintura, a famosa "A Criação de Adão",  de Michelangelo.

Capela Sistina, by Google

A Criação de Adão

Praticamente um "Onde Está o Wally?" conseguir achar, mas enfim encontramos e terminamos de andar pelo museu.





É um passeio bem legal, mas que eu acho que uma vez na vida é o suficiente para se fazer!

Próxima parada: Veneza!


3 comentários:

  1. Nossa Camila me deu gastura só de ler seu relato dessa subida, odeio lugar todo fechado!
    Ansiosa para ler seu relato de Veneza, lá deve ser tão lindo quanto! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pior que depois que entra tem que ir até o fim, né? hahaha
    Estou fazendo o relato de Veneza, coloco hoje mais tarde ou amanhã! :)

    ResponderExcluir
  3. Esse é o problema...rsrs
    Que bom...mais um relatinho :)
    Ótimo FDS!

    ResponderExcluir