sábado, 4 de janeiro de 2014

Viver e Estudar em Granada, Espanha




Ok, eu sei que estou super em falta com o blog, mas... eu já escrevi a segunda parte do Marrocos e prometo postar em breve!


Muita gente me pergunta sobre como é viver e estudar em Granada, e eu tenho enrolado e enrolado para fazer esse post, mas agora, quase 4 meses depois, acho que está mais do que na hora de escrever (até porque o pessoal do segundo semestre daqui a pouco já está chegando).

Como eu escrevi há um tempo atrás, eu não escolhi Granada. Granada me escolheu. Minha primeira opção era Canadá. Como não consegui ir para lá, me sobraram Espanha e Portugal. Eu não queria Portugal porque queria um lugar com uma língua diferente, então só me sobrou mesmo Espanha (eu gostaria muito de ter ido para França ou Alemanha também, mas infelizmente nem meu francês e muito menos o meu alemão são bons o suficiente para assistir aulas nesses países).  Da Espanha, se eu pudesse escolher na época, certamente iria para Madrid ou Barcelona, porque na minha cabeça, ficar em cidade grande (com aeroporto grande) seria muito melhor. Ainda bem que eu não tive essa opção! Acabei em Granada, e eu não poderia estar mais feliz.

Meu maior medo de ir para uma cidade “pequena” era acabar presa lá e não conseguir viajar pela Europa. Como vocês vão ver nesse blog, não tive esse problema vivendo em Granada.  hehe Mas explico melhor como viajar pela Europa vivendo em Granada mais embaixo.

Vou começar desde como é para fazer o intercâmbio até como é viver lá.

Inscrição:

Existem vários programas de intercâmbio nas faculdades no Brasil. Se você estuda em faculdade pública, suas principais chances de fazer intercâmbio são pelo Ciências sem Fronteiras e o Mobilidade Internacional. Se você faz parte do grupo privilegiado que está incluído no CsF, não pense duas vezes e vá por ele. Além de ser muito mais tranquilo de conseguir ir, eles pagam literalmente tudo da sua viagem: passagem aérea, te dão €1.000 para você comprar um computador e material, pagam o seguro saúde e te dão uma mesada de €800 e poucos euros para viver em Granada (com esse dinheiro você é rei em Granada, mas explico mais um pouco a parte financeira mais para frente).

Mas, se você fizer parte do grupo de humanas como eu, sobra o Mobilidade Internacional.  No mobilidade internacional eles selecionam um pequeno grupo de pessoas e dão uma bolsa de R$8.000,00. Com o euro como está, é impossível pagar passagem e viver 6 meses na Europa (mesmo em Granada) com esse dinheiro, mas ajuda bastante. Porém, para conseguir esse dinheiro, você precisa comprovar que não tem condições de pagar a viagem e ter um CR excelente.

No meu caso, tive que me bancar mesmo.

As inscrições do Mobilidade Internacional (pelo menos na UFF) vão de dezembro a janeiro, não importa se você quer ir no primeiro ou no segundo semestre. O resultado sai lá para abril/maio. Sim, até lá é uma ansiedade sem fim.

Depois de ser aceito, você precisa ir na universidade levar documentos e assinar outros.

Depois de aprovado completamente, a Universidade que você se inscreveu lhe manda uma carta de aceite e aí é hora de pedir o visto.

Visto:

O visto espanhol é meio chato de tirar. Não que seja difícil, mas o consulado é uma bagunça. O do Rio de Janeiro fica na torre do Rio Sul e você não precisa agendar, apenas chega lá e pega uma senha. Antes de ir eu procurei em todos os lugares o que precisava levar, mas chegando lá eu descobri que precisava de muito mais coisas. E eles são super chatos quanto a tudo.

Cheguei no consulado às 8:30 da manhã, abre às 8:00, e fui atendida umas 10h e pouca. Eu não tinha levado o Imposto de Renda do meu pai (que ia me ajudar a me manter durante a viagem) e não aceitaram o meu comprovante do plano de saúde (você precisa levar o comprovante de pagamento). Eu fiz o meu plano pela internet e tinha levado apenas o comprovante online e o número da minha carteirinha. Tive que ligar para eles e pedir para enviarem diretamente um comprovante de pagamento para o consulado. Eles foram ótimos, falo do plano mais para frente também.

Enfim, depois de correr atrás de tudo, consegui voltar com todos os documentos ao consulado exatamente às 13h, quando o consulado fecha.

Lá eles pegam os documentos e cópias (se eu não esqueci: formulário preenchido, carta de aceite da universidade, comprovante de inscrição na universidade atual, passaporte com validade de no mínimo 6 meses, Imposto de Renda do último ano, extrato bancário dos últimos 3 meses, comprovante de pagamento do plano de saúde, identidade, cpf e comprovante de residência. Se você for pedir visto de mais de 6 meses tem mais um monte de coisas...) e falam para você ir buscar em 10 dias o visto. Quando você sai do consulado você não sabe se o visto foi aceito ou não, só quando vai buscar mesmo.

Eu falei que eles são super enrolados, então é bom correr para fazer assim que receber a carta de aceite da universidade. A primeira vez que eu fui busca o meu o sistema deles estava fora do ar, depois era feriado... enfim, consegui meu passaporte de volta duas semanas antes da viagem.

Plano de Saúde:

Existem diversos planos de diversos preços que cobrem intercâmbio. Tinham me indicado o Assist-Card e fiz com eles mesmo. Fazendo online saiu cerca de R$190,00 por mês para 6 meses (R$1.120,00 tudo). Vi gente que fez pelo telefone e conseguiu mais barato chorando o preço, então vale a pena tentar. Existem planos mais baratos, mas eu preferi não arriscar.

Até agora não tenho do que reclamar deles. O problema que eu tive no consulado eles resolveram assim que falei com eles, enviaram o e-mail logo depois que eu pedi.

Na minha segunda semana em Granada eu torci o pé e eles foram ótimos, rapidinho encontraram um hospital perto e mandaram tudo para lá diretamente. Eu só precisei dar meu nome e mostrar o passaporte no hospital. Fiz consulta, raio-x, enfaixaram meu pé e não precisei pagar nada.


Passagem:

Ok, esse é um problema de Granada. Tem aeroporto em Granada, mas é pequeno e normalmente as passagens para lá são bem mais caras. Você pode dar sorte (minha amiga vem me visitar e pagou R$2.000,00 e pouco), mas normalmente custam mais de R$3.000,00. O melhor vôo para Granada é o Ibéria que faz Rio-Madrid-Granada, mas você tem que dar sorte com o preço. Quando eu vi estava R$5.000,00  e acabei comprando uma com escala em Miami. Pois é.

Uma opção é pegar um vôo para Málaga, que fica a 1:30h de ônibus de Granada e normalmente é mais barato. Do aeroporto de Málaga tem ônibus direto para Granada (€11,19 o trecho), mas precisa ficar de olho nos horários. Mas, na pior das hipóteses você pode pegar um taxi para a estação de Málaga e de lá um ônibus para Granada, eles saem de hora em hora.

Outra opção é pegar um vôo para Madrid, é bem mais longe, mas também tem ônibus direto do aeroporto para Granada, leva cerca de 5h.


Apartamento em Granada:

Escolha um apartamento no centro. Mesmo que o seu campus seja em Cartuja como o meu (fica um pouco longe do centro), é melhor ficar no centro, porque você pode fazer tudo andando e fica perto de tudo: mercados, bares, boates... Eu moro no Centro e até daria ir para a faculdade andando, mas levaria uns 50 minutos e Granada é cheia de ladeiras. De ônibus, levo 15 minutos e a passagem custa €1,20 (se você fizer o cartão de estudante sai bem mais barato).

Coisas importantes a se levar em conta quando escolher o apartamento:

-Fumantes ou não-fumantes: eu não fumo e tenho horror a cigarro, quando escolhi meu apartamento a dona me disse que as pessoas com quem eu dividiria não fumavam. Chegando lá, descubro que os dois fumam... e muito... e dentro de casa. Ou seja, é importante ter certeza disso antes. Se você vai dividir apartamento com europeus, as chances são de que eles vão fumar, a maioria dos jovens daqui fumam. Por sorte, essa foi a única coisa que realmente tive que reclamar dos meus “compañeros de piso”, de resto são tranquilos e limpos (o que considero muito importante).

-Calefação: Granada no verão é quente... muito quente. Mas no inverno, é fria... muito fria. Como a cidade fica pertinho da Sierra Nevada, temperaturas baixíssimas não são incomuns. Meu primeiro apartamento não tinha calefação e no verão foi super tranquilo. No inverno, no entanto, não importava quantos cobertores colocássemos, morríamos de frio. Tivemos que mudar de apartamento por conta disso.  Além de que, aquecedor elétrico gasta muita energia, e energia na Espanha é caríssima. No mês que usamos aquecedores elétricos (que não adiantavam praticamente nada), tivemos que pagar cada um €100 só de conta de luz! Os apartamentos com calefação central já tem o gasto incluído no aluguel.

-Preço: Os preços variam, mas normalmente os apartamentos divididos saem por cerca de €150 e €250 por mês, incluindo água, energia, internet e condomínio. Mas não deixe de ver isso tudo certinho antes de alugar, porque no meu primeiro apartamento descobri várias coisinhas que tinha que pagar depois. Ah, e todos os apartamentos você tem que pagar uma fiança antes (do valor do aluguel) e eles te devolvem quando você for embora.


Transporte na cidade:

Granada é uma cidade relativamente pequena e dá para fazer praticamente tudo andando. Mas caso você precise, tem várias linhas de ônibus e taxis por todos os lados.


A Universidade:

A Universidad de Granada (UGR) é a universidade da Europa que mais recebe estrangeiros, ou seja, você encontra pessoas de todas as partes do mundo por lá. Existem vários campus pela cidade e estudantes estão por todos os lados.

Eu acho as aulas que estou fazendo muito boas, os professores são mais rígidos que a maioria que tenho no Brasil, mas pelo que me disseram, são mais “bonzinhos” com os estudantes Erasmus (estrangeiros). Ainda não recebi nenhuma nota, então só vou saber disso mais para frente. O sotaque andaluz é complicado de entender às vezes, mas nada de outro mundo. Os espanhóis não são um povo muito aberto e os estudantes espanhóis normalmente não se mexem para te ajudar e você tem que ir lá pedir e às vezes até mesmo implorar por ajuda.

Quando você chega em Granada na primeira semana tem uma palestra para explicar aos estudantes estrangeiros como é a universidade e lá te dão a carteirinha (você precisa levar a cópia do passaporte). Depois tem uma reunião no seu campus com a diretoria de relações internacionais e lá você precisa estar com o papel das matérias que você escolheu assinado pela sua universidade aprovando. Tinham me falado que podia escolher só lá e isso deu o maior problema. Tive que mandar um scan para UFF, esperar eles aprovarem as minhas matérias, mandar um scan assinado e levar de novo na diretoria da UGR. Então é bom decidir isso no Brasil.

Ah, na Espanha não é como no Brasil, com todas as matérias todos os semestres, aqui as matérias do primeiro semestre são só do primeiro semestre e as do segundo semestres são só do segundo semestre. Eu fui no primeiro sem saber e todas as que eu queria fazer eram do segundo, então é bom prestar atenção nisso.

Alimentação:

Comer e beber em Granada é muito barato. Comida no dia a dia normalmente compramos no Mercadona. Dia ou no mercado do El Corte Inglés. Não se preocupe em comprar coisas de marcas conhecidas, as marcas brancas dos mercados são de ótima qualidade e tem um preço muito melhor. No Mercadona é a Hacendado, no Dia é Dia mesmo e no El Corte Inglés é Aliada.

Carne em geral é muito cara, 1kg de frango custa cerca de €7 e os espanhóis comem muito, muito porco. Carne de boi na Espanha não é muito boa e eu normalmente como só frango e peixe.

Comer na rua não é muito complicado também, os restaurantes tem “menus” que tem um ou dois pratos mais sobremesa e bebida por preços entre €7 e €10. O meu preferido é o Veracruz, o restaurante de uma pensão do mesmo nome. O menu custa €7 e inclui dois pratos fartos e sobremesa.

Tapas... ah... as tapas. A melhor coisa de Granada. Em Granada em qualquer, qualquer mesmo, bar que você for e pedir uma bebida (cerveja, vinho, refrigerante...), eles trazem um prato de tapas (porção de comida) para acompanhar de graça. Isso só existe em Granada. Até hoje o melhor que eu fui se chama Garden. A cerveja (ou refrigerante) custa €2 e eles trazem um balde de batatas para a mesa,  um balde de salada e você ainda pode escolher a tapa para acompanhar. Lá comemos de primeira tapa um hambúrguer que vinha com batata assada e empanada de primeira tapa e de segunda iscas de peixe, com um salgadinho de queixo e batata assada. Tudo isso só comprando duas bebidas.

Vida Noturna:

Granada é uma cidade de estudantes, então o que não falta é festa. Todos os dias da semana.

As principais boates são: Mae West, Camborio, Granada 10 e Granero.

Normalmente você não paga para entrar, e cada boate tem o seu “dia”. Tirando a Mae West que é a maior e mais “chique”, normalmente os drinks lá dentro também não são caros.

A maioria das boates fazem dias especiais e shots (ou chupitos por aqui) por €1.

Fazer noitada em Granada é fácil e muito barato!

Viajar pela Europa vivendo em Granada:

-Avião: Granada tem aeroporto, mas todos os vôos que saem de lá são caríssimos, então a maioria das viagens aéreas que nós fazemos saem de Málaga. Málaga fica a 1:30h de ônibus de Granada e tem ônibus direto para o aeroporto, é muito tranquilo. Você pode pesquisar os vôos que saem de lá pelas low-cost Ryanair e Easyjet. Elas fazem vôo para praticamente todos os países mais desejados saindo de Málaga: Inglaterra, Escócia, Irlanda, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica...

-Ônibus: Granada tem muuuuuitas excursões para estudantes. E normalmente valem muito a pena porque são muito baratas. Talvez você fique 10h, 15h... direto dentro de um ônibus, mas se a grana tá curta e você está afim de conhecer gente e se divertir, vale muito a pena! Excursões que sempre tem: Marrocos, Portugal, Madrid, Barcelona e basicamente todas as cidades da Espanha.

Gastos:

Para você viver tranquilo em Granada os gastos são cerca de €500 por mês (sem contar as viagens). Com €500 você paga aluguel, come bem, sai bastante e faz passeios com tranquilidade.


Acho que é isso, qualquer dúvida é só perguntar.

E se você ainda não está certo se vai ou não para Granada, pode ficar tranquilo e vir! Tenho certeza que não vai se arrepender! (principalmente se você tem que se bancar, afinal, é basicamente a cidade mais barata da Europa para se viver)

31 comentários:

  1. Realmente é uma viagem incrível! Um dia quem sabe eu não faça..... Com seus relatos e fotos maravilhosas, dá vontade de sair correndo comprar uma passagem....

    ResponderExcluir
  2. Excelente o post, aumenta ainda mais a expectativa... semana q vem estou ai!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camilla,

    Gracias pelo relato: esse tipo de texto é bem esclarecedor pra quem está querendo fazer mobilidade.
    Você pode me informar se a Universidade de Granada exige teste de proficiência em espanhol? Você tinha fluência na língua antes de chegar ao país?

    Gracias desde já,

    Naiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naiana.
      A UGR não exige não, mas a Universidade do Brasil exige um certificado dizendo que você está ao menos no nível intermediário de Espanhol. Na UGR não pedem nada nesse sentido.
      Eu já era formada em espanhol quando vim, mas estava sem falar há uns 5 anos. No começo é um pouco complicado, o sotaque aqui da Andaluzia é um terror, mas depois você se acostuma. ;)

      Excluir
  4. Olá Camilla,

    Tudo bem? Me chamo Nick e eu estou pretendendo realizar um mestrado na Universidade de Granada, te enviei um e-mail perguntando algumas coisas sobre a vida em Granada.

    Abraço.
    Nick

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila, tô concorrendo a vaga no CsF e Granada está entre minhas primeiras opções. Queria saber se na Universidade tem programas de estágio e iniciação científica, pq quero ficar acompanhando algum laboratório em pesquisa. Obrigado pelas informações.

    Abraço.

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, não sei quanto a isso. Mas encontrar estágio e emprego lá na España está complicado até para os espanhóis, então nem imagino como seria para estrangeiros. =/

      Excluir
  6. Olá Camila, próximo semestre estarei em intercambio para a Espanha, porém estou em dúvida entre Granada e Salamanca! Lendo seu texto, já estou mais interessado em Granada haha. Porém, o custo de vida em Salamanca é parecido com o de Granada, influencia muito para mim escolher uma ou outra? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não fui a Salamanca, então não sei o que dizer quanto a cidade e menos ainda sobre a universidade. =/ Em comparação a aeroportos se você quiser viajar, de Granada os vôos são por Málaga, que fica a 1:30h de lá, de Salamanca é por Madrid, que fica a 2:10h da cidade. Então, não faz muita diferença. Pesquise sobre as cidades, as universidades e veja qual parece melhor para o que você quer. :)

      Excluir
  7. é preciso ter algum comprovante de proeficiencia de lingua espanhola ou ingles para ingressar na universidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Estéfany. Precisa de comprovante de proficiência sim, para a Universidad de Granada era de espanhol intermediário. Mas isso é uma exigência da UFF, não da UGR.

      Excluir
  8. Camila, estou indo pra Granada semana que vem. o pessoal da minha universidade disse que lá eu poderia mudar as matérias que coloquei no plano de estudos. isso é muito complicado?

    ResponderExcluir
  9. Uau! Que post simples e completo ao mesmo tempo!
    Camila, me identifiquei muito com a sua situação: a escolha por um outro idioma, a aparente falta de opções, etc.
    Esse post me ajudou muito. Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, suas informações estão órimas!!! Estarei indo em breve passar 05 meses em Granada e gostaria de saber qual a sua sugestão de valor inicial a ser levado (em cedula e travel card)? É melhor já ir com alojamento acertado daqui ou primeiro ficar num hostel e em seguida procurar um local fixo? Encontra-se facilmente locais com internet gratuita? Qual a melhor forma de se comunicar com o Brasil por telefone: comprar cartão telefônico ou celular local? Como as pessoas se vestem para ir as aulas no verão, shorts, bermudas (homens e mulheres) ou são mais tradicionais? Desculpe tantas perguntas, mas suas respostas serão muito valiosas para mim. Obrigada, bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá,Camila ! Gostei de suas dicas. Gostaria de saber quais são os melhores bairros para comprar um apartamento,não precisa ser um lugar super caro. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Entre em contato comigo no e-mail: alessandra.castello2015@gmail.com. Necessito de algumas informações sobre Granada.

    ResponderExcluir
  13. Camila, buenas tardes! P.F. Qual a empresa que faz aeroporto de Madrid- Granada? obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá Camilla,
    Estou pensando em fazer parte do meu doutorado fora. Fiquei impressionada com o valor que mencionou viver bem. Vou receber 1.300 euros para morar na Espanha. E Estou preocupada de conseguir me manter sozinha com isso. Outra cidade que me interessou foi Málaga. Você sabe mais ou menos quanto é o custo de vida lá? Você sabia falar espanhol quando foi morar ae? Não sei falar, mas quero fazer um curso até me mudar. Mas acha possível me virar indo falando mal e pouco? É fácil aprender a língua?


    Se você conseguir responder me ajudaria muito!

    Att. Ana.

    ResponderExcluir
  15. Olá Camilla,
    Estou pensando em fazer parte do meu doutorado fora. Fiquei impressionada com o valor que mencionou viver bem. Vou receber 1.300 euros para morar na Espanha. E Estou preocupada de conseguir me manter sozinha com isso. Outra cidade que me interessou foi Málaga. Você sabe mais ou menos quanto é o custo de vida lá? Você sabia falar espanhol quando foi morar ae? Não sei falar, mas quero fazer um curso até me mudar. Mas acha possível me virar indo falando mal e pouco? É fácil aprender a língua?


    Se você conseguir responder me ajudaria muito!

    Att. Ana.

    ResponderExcluir
  16. camilla, qual programa de estudos que tem, faço radiologia, gostaria de fazer pos em granada, como faço??

    ResponderExcluir
  17. Ola camila na sua passagem por Granada voce conheceu pessoa da terceira idade fazendo curso em Granada. estamos planejando ficar em Granada por um período de quatro meses, aprendendo o idioma e fazendo um curso de gastronomia ou vinhos, Grato Joao César

    ResponderExcluir
  18. Hola, estoy indo para granada fazer doctorado en ingeniaría civil na UGR. Mi ha preocupado es encontrar un piso en el centro. En el siete do Erasmo nao estou conseguido aquillar y Tere que hacer personalmente cuando llegar semana que viene. Que dica que puede me dar para encontrar un piso compartido sen tener problema, pues no conozco ningún en granada. Indo con a cara y la coragen.
    Guste de su post.
    Saludo

    ResponderExcluir
  19. Oi, estive em Granada recentemente e tive a sorte de ficar hospedada com uma jovem senhora muito atenciosa. Se tiver interesse me envie um e-mail katianlopes01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, estive em Granada recentemente e tive a sorte de ficar hospedada com uma jovem senhora muito atenciosa. Se tiver interesse me envie um e-mail katianlopes01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite! Eu vou fazer um intercâmbio no mestrado, estudo no Brasil, mas vou passar quatro meses em Granada. Você ainda vive em granada? Poderia me dizer quanto gasta mais ou menos por mês ou me recomendar alguma moradia? Vou provavelmente próximo semestre!

    ResponderExcluir
  22. Oi,Camila! Gostei muuuuito do seu relato. Sou de Porto Alegre e me tornei ciudadano español en 2013, por parte de avô paterno. Ele veio para o Brasil e nunca conseguiu voltar para sua terra, Almuñécar, Granada. Penso fazer caminho inverso, talvez morar por lá, já que tenho cidadania agora, e um passaporte europeu... Estou contactando vários moradores e também brasileiros com negócios na cidadezinha, paraíso terrestre. Também estou tentando vender casa, herdada, com minha irmã e assim ter capital inicial para ter meu negócio - penso num minibrique, com raridades daqui e de doutras partes, além de livros e gibis raros... Também sou professor de Português e Literaturas, Espanhol e Informática p/iniciantes, revisor/digitador, alguns livros publicados...Que achas da ideia? Meu "correo": mpretelguerrero@hotmail.com No Face: Miguel Schaff
    Un abrazo cariñoso!
    Miguel Pretel (Guerrero) Schaff

    ResponderExcluir
  23. Olá, seu post é super útil!
    Mas eu estou numa situação que não considera achar situação parecidas.
    Vejo muito sobre como homologar ou convalidar um curso. Mas minha situação é: terminei o ensino médio, quero estudar em Granada. Até porq minha mãe mora lá.
    Tenho uma noção de quais os documentos. Mas a princípio não sei o que solicitar, onde diabos vou... Se devo entrar em contato com a unidade de lá e tal...
    Me ajudem, por favor!

    ResponderExcluir
  24. Ola, tudo bem? Estou em dúvida em algumas coisas, eu tenho família em Granada e já facilitaria para mim. mas a minha maior dúvida é em relação a inscrição. se possível entra em contato comigo elaynedemetrio4@gmail.com

    ResponderExcluir