quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nerja, Málaga - Espanha

Aqui está quente.

Quando eu digo quente, é quente tipo verão no Rio de Janeiro.

Desde antes de vir para cá, eu me prometi aproveitar o máximo que puder e,  se eu tivesse condições financeiras, iria em todos os passeios possíveis. Pois bem, o passeio que teve domingo passado foi para Nerja, um município da província de Málaga que fica a cerca de 1h e meia daqui de Granada. Por míseros €9, tínhamos direito ao transporte à cidade e depois para a praia e um mirante, além de bebida à vontade (cerveja, refrigerante, vodka, vino de verano...) e almoço (um sanduíche super decente). Admito que não esperava muita da praia, de alguma maneira na minha cabeça às praias daqui eram tipos as da Inglaterra, com pedras em vez de areia e mar acinzentado. Mesmo assim, eu fui.

E, oh meu Deus, eu estava prestes a ter uma enorme surpresa.

O nosso ônibus sairia do botellodromo (aquele que eu falei um pouco no post anterior) e vou dizer que fiquei chocada quando vi o quanto era longe do meu apartamento. À noite parecia bem mais perto, mas no domingo às 7h da manhã, levamos quase 30 min caminhando.

Chegando lá, a primeira coisa que chamou a atenção é como os europeus vão para a praia: calça jeans, casaco de moletom, tênis... Isso porque aqui está fazendo um calor infernal.

E nós, brasileiros, os únicos de shorts e chinelos.

Antes de ir para a praia, paramos em Nerja para tomar café da manhã. A cidade é uma graça e me lembrou muito Pipa, no Rio Grande do Norte.




Lembram que eu disse que esperava um mar cinza e sem graça?

Então, Nerja me recebeu assim:




Eu nem queria mais tomar café da manhã! Minha vontade era correr para a praia e dar um mergulho nesse azul deslumbrante!

Mas, como passaríamos o dia inteiro por lá, fui comer, afinal, a praia estaria lá me esperando pelo resto do do dia.

Acabamos comendo em um restaurante de tapas a €1. Eu já disse o quanto eu amo tapas? Porque eu realmente amo! Ontem eu fui em dois bares, pedi uma cerveja em cada (€2) e com cada cerveja veio um prato de tapas tão grandes que eu juro que no Brasil iriam cobrar no mínimo R$20,00 só pelas tapas.

Bom, continuando. Comemos e fomos encontrar o pessoal na praça principal, para então ir para a praia de vez. A essa hora, o mar mediterrâneo já tinha conquistado o meu coração.


Praça lotada

A praia que nós fomos foi a Playa Burriana. O mar, azul como aquele da foto que postei. Não é muito diferente das praias brasileiras, as pessoas ficam jogando volêi, armam as barracas e deitam em toalhas para pegar sol (ah, mas muita gente aqui faz topless. E não tão nem aí). A diferença é que aqui as praias tem banheiros públicos bem decentes e gratuitos e as coisas não custam o olho da cara. Um copo de mojito, por exemplo, custa €1,50. Uma garrafa de água gelada de 2L custa €1,80. Ah, e aqui também tem um monte de vendedor ambulante. hahaha







Foi um dia maravilhoso. A água é uma delícia, o mar não bate e a temperatura estava perfeita para o calor que estava fazendo. 

Ficamos lá até o final do dia (que aqui é cerca de 8 da noite, quando o sol começa a se pôr). Eu, que sou do tipo que prefere mil vezes o frio ao calor, e a montanha à praia, não queria ir embora.





Depois da praia, fomos a um mirante assistir ao pôr-do-sol.



Fizemos uma pequena trilha para chegar lá em cima, mas com certeza esse dia perfeito não poderia ter um final menos espetacular.





Esse domingo terá outro passeio à praia, o último da temporada (o outono começou e a tendência é começar a esfriar a partir de agora). Infelizmente, eu não poderei ir dessa vez. Quer dizer, não é infelizmente porque eu estarei viajando para outro lugar, mas eu adoraria poder ir conhecer outra praia daqui. Porque vale a pena demais. Já estou doida para voltar aqui um ano para passar o verão e conhecer todas as praias aqui do sul e as ilhas que só ouço dizer que são incríveis!


2 comentários:

  1. goste muito seu imforme , eu gostaria saber mas de ali Malaga , quanto sale o alquiler e para morar ali

    ResponderExcluir