sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lisboa, Portugal

Lisboa nunca esteve no topo da minha lista de cidades que eu quero conhecer, mas quando surgiu uma excursão para lá com o pessoal da faculdade por um preço irresistível, não pensei duas vezes. Seriam 3 dias de viagem, dois em Lisboa e um em Sintra, saindo de Granada na quinta-feira à noite e voltando no domingo.

Eu esperava que Lisboa me surpreendesse (já que eu não esperava nada de lá), mas não me surpreendeu.

Não sei se foi o mau tempo, o roteiro corrido, as ladeiras ou as caminhadas sem fim, mas definitivamente não é um lugar que eu faço questão de voltar.

Isso não quer dizer que a viagem não tenha sido ótima. O nosso grupo era o máximo, nos divertimos demais e Lisboa tem os seus encantos. E comida. Ah, a comida de Lisboa é uma maravilha. Come-se muito bem e barato por lá!

Nossa viagem foi feita de ônibus. De carro, o percurso leva cerca de 7h. De ônibus... 10h.

A viagem de ida foi super tranquila. A Paula, minha amiga brasileira que é quase uma mãe (é sério, ela carrega TUDO o que você pode imaginar na bolsa, não teve uma vez na viagem que eu disse "precisava tanto de..." que ela não dissesse "peraí que eu tenho"), levou uma mala com comida: fez sanduíches, levou água, achocolatado... praticamente um pic-nic dentro do ônibus.

Mainha Paula

Então, essa primeira parte da viagem nós praticamente comemos o tempo inteiro e depois, quando todo mundo dormiu, eu fiquei falando com o povo no Brasil no Whatsapp (até que chegamos em Portugal e eu perdi o 3G). O ônibus não tinha banheiro e entre Granada e Lisboa nós fizemos duas paradas, uma na Espanha e outra em Portugal.



Ah, eu morri de rir com a fronteira entre Portugal e Espanha. Não tinha literalmente ninguém por lá. NINGUÉM. O motorista do nosso ônibus teve que descer e ir ele mesmo bater na porta da delegacia que tinha lá para avisar que nós estávamos entrando no país. Nunca vi nada igual na minha vida.

Fronteira entre Espanha e Portugal: pode entrar quem quiser!

Nós paramos de novo, já em Portugal, e foi muito engraçado, porque a gente se acostuma tanto a falar espanhol que eu sempre errava e falava em espanhol com os portugueses (e eles odeiam que falem espanhol com eles)! Na lanchonete estava vendendo pastéis de nata na "promoção" com 6 pastéis por €6 e eu e a Paula compramos crentes que estava baratíssimo (depois eu encontrei em Lisboa por 39 centavos).

Pelo menos estava gostoso.
Nosso ônibus na parada de Portugal

Graças a uma força divina (o remédio para dormir que a Paula tinha levado), eu dormi até Lisboa, e quando chegamos já eram quase 11h da manhã.

Nós fomos separados em dois grupos que ficariam em hostels diferentes (mas pertos um dos outro). Tinham quartos de 4, 6 e 10 pessoas. Eu, como sou muito sortuda, fiquei no quarto com 10 pessoas, no sexto andar do hostel que não tinha elevador. Mas, no final nosso quarto ficou famosíssimo, porque era definitivamente o mais animado da excursão. Éramos nós duas brasileiras, Camilla e Paula, duas argentinas, Camila e Paula (sem zoação!), dois alemães, dois mexicanos, um inglês e um italiano. Nós ficamos conhecidos como "La Sexta Planta" (o sexto andar).

Mal tivemos tempo de deixar as malas no hotel e já saímos para conhecer a cidade.

Nossa primeira parada foi o Palácio Alverca, ou também conhecido como Casa do Alentejo. Não achei nada demais, mas a arquitetura é belíssima.




Continuamos nossa caminhada pela cidade, passando por várias praças (Lisboa tem praças em todos os cantos).



Copacabana?
Lisboa me lembrou muito Santa Teresa no Rio de Janeiro, com suas infinitas ladeiras, casas coloridas e cheia de bares. Principalmente no Bairro Alto, onde ficam todos os bares.






Eu achei muito engraçado que todo mundo pendura as roupas nas sacadas, e não estão nem aí.



A cidade estava cheia de plumas e enfeites, eu perguntei ao nosso guia se estava tendo alguma celebração lá e ele me disse que não, que tinha tido uma festa em junho e que eles nunca tiram as coisas, esperam o vento levar ou então ver se a decoração dura até o próximo ano. hahaha

Olha ali a bandeirinha do Brasil!

Fomos em um mirante que fica no centro da cidade e depois finalmente almoçar!





Nós almoçamos em um restaurante português chamado Pateo, que fica dentro de um shopping e é maravilhoso e barato. A comida parece brasileira: arroz branco, picanha, batata-frita, feijão, salada... o prato + guaraná custou €6. Eu gostei tanto que voltei lá no último dia. Nesse mesmo shopping também tem uma churrascaria brasileira chamada Chimarrão. O rodízio custa €11,90, nós fomos jantar lá um dia, mas eu gostei mais do Pateo.

De barriga cheia, continuamos nosso passeio pela cidade, afinal, não podíamos perder tempo!

Adorei os bondinhos. 

Ladeiras e mais ladeiras!
Fomos ver o mar e para nossa surpresa eles tem não apenas um Cristo Redentor, mas uma Golden Gate também. O nosso guia português ficou tentando convencer a gente que o Cristo deles era só 7 metros menor que o nosso, mas eu duvido. O deles parece minúsculo e honestamente, achei feio demais, em cima de um negócio enorme de cimento.


O "Cristo Redentor" português.

Depois de ver o mar... mais praças e depois, Catedral (mesma coisa que todas as igrejas que tem por aí).


À essa hora eu já estava mortinha da silva e me passa um grupo de pessoas com isso, e eu invejei demais:



Mais bondinhos.
Finalmente fomos ao Castelo de São Jorge, que era o que eu mais queria conhecer (eu amo castelos).

Até lá é outra longa caminhada, mas vale super a pena, porque o lugar é belíssimo!

Vista do Castelo








O Castelo é do século XIV e foi definitivamente o meu lugar preferido em Lisboa. Me senti voltando no tempo.

O castelo tem vários pavões lindos na entrada!

Castelo de São Jorge

No outro dia fomos para a outra parte da cidade ver a Torre de Belém. Estava uma ventania e chovendo demais, um desastre.  A entrada para a Torre é de graça no domingo, e como foi o dia que nós fomos, estava lotadíssima. Mas ainda bem que eu não paguei nada para entrar, porque lá dentro não tem nada demais. Pelo menos para mim, que já visitei a Fortaleza de Santa Cruz na minha terrinha natal, que deve ser umas 30x o tamanho da Torre de Belém. Mas bem, ir a Lisboa sem visitar a famosa Torre não dá, né?

Torre de Belém



Andamos lá por perto também, vimos o monumento à Vasco da Gama e a "Golden Gate".






Fomos ao mosteiro também, mas nem tirei foto porque estava morrendo de fome e exausta! A viagem de volta pareceu 3x mais longa e a última parada do ônibus não tinha banheiro, ou seja, quase morremos.

Mas no final a viagem valeu muito a pena (adorei Sintra - depois faço o post sobre lá). Só que eu percebi que realmente vale mais a pena ficar mais tempo em cada lugar, e ver as coisas com calma. Uma das minhas coisas preferidas de se fazer quando visito cidades é parar em um café e conversar, ou entrar em lojinhas e ver as coisas diferentes que se vendem em cada lugar, nessa viagem não tivemos tempo de fazer nada disso. Porém, acho que vimos praticamente tudo de turístico que tínhamos que ver! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário