segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Castelo de Neuschwanstein - Alemanha

Já passou das duas da manhã e amanhã (hoje) eu trabalho cedo, mas a minha viagem está chegando e a ansiedade não me deixar dormir. Além de tudo, eu quero terminar esses relatos antes de viajar (vou ter que ser rápida, já que eu viajo em apenas uma semana)!

O Castelo de Neuschwanstein merece um post só para ele. E pensar que nós quase, por muito pouco, deixamos de ir visitá-lo... nossa, acho que seria um dos meus maiores arrependimentos da vida se nós tivéssemos desistido do passeio. Nós saímos sempre e chegávamos tarde em Munique, e o passeio ao Castelo estava agendado para às 7 da manhã. Fomos praticamente viradas, mas fomos (ainda bem!).

Carinhas de sono

Como nós ficamos em um alojamento de estudantes, sempre tem passeios de grupo nos finais de semana. Nós pagamos 20€ pelo passeio e no valor estava incluso todos os passes de trem, a entrada no castelo e o guia. O guia era o menino responsável pelo alojamento, que acabou ficando nosso amigo.

O Castelo fica perto das cidades de Hohenschwangau e Fussen, mas o trem não vai direto para lá, nós paramos em um cidadezinha e tivemos meia hora para lanchar enquanto esperávamos o próximo trem. Não me perguntem o nome da cidade, como podem ver, na Alemanha os nomes são um tanto quanto complicados, mas ela era uma gracinha.




De lá pegamos o outro trem e não demorou muito para chegarmos à estação perto do castelo (e nesse troca-troca de trem, não conseguimos dormir nadinha no caminho). O total da viagem foi cerca de duas horas e pouca, mas valeu cada minutinho, porque quando chegamos lá, era o lugar mais lindo que eu já vi na minha vida!



O lugar parece que saiu de dentro de um livro de conto de fadas, ou talvez de uma tela de um pintor famoso. Como estava muito frio, estava todo coberto pela neve, o que na minha opinião, deixou todo o cenário ainda mais mágico. Eu vi fotos dele no verão e continua lindo, mas para mim nada vai superar ver o castelo assim, cercado por essas árvores cobertas de neve. 



Lá da cidade podemos avistar também o Castelo de Hohenschwangau (mas eu achei o de Neuschwanstein muito mais bonito).

Castelo de Hohenschwangau

Chegando lá somos direcionados para uma subida que leva ao castelo. Em dias sem neve eles tem umas charretes que levam as pessoas por um preço (que não lembro o quanto era), mas como estava tudo coberto, a única maneira de chegar no topo da montanha onde ficava o castelo era caminhando (e era uma longa caminhada)!

Início da subida!

A subida foi longa e chegou uma hora que eu achei que não ia aguentar, mas fomos firmes e quando chegamos lá em cima, estávamos até com calor!



Mas, foi só ficar parada um pouquinho que bateu o frio de novo. Eles tem uns banquinhos em uma área reservada onde você pode sentar e aguardar com aquecedores em volta, porque eles chamam um grupo de cada vez para entrar.

Nós ficamos nos divertindo com a neve (aquelas pessoas que estão acostumadas com inverno de 25˚C).



Não demorou muito e chamaram o nosso grupo. Não acho que era liberado tirar foto dentro do castelo, porque eu não tenho absolutamente nenhuma foto lá de dentro.

O Castelo de Neuschwanstein foi construído na metade do século XIX por Ludwig II, Rei da Baviera (mas ele morreu antes da obra terminar) e serviu de inspiração para Walt Disney criar o castelo da Bela Adormecida (eu disse que parece conto de fadas, apesar de que com essa neve toda o castelo me lembrou muito mais da Bela e a Fera, naquela cena que a Bela tenta fugir... :P). Ludwig II era chamado de Rei Louco, apesar de nunca saberem ao certo se ele realmente tinha alguma doença mental, já que nunca fizeram nenhum exame médico. 

Ludwig II era conhecido pela sua excentricidade e isso se reflete bem dentro do Castelo, tudo é um tanto quanto exagerado. O que eu achei mais legal é que eles realmente mantiveram todos os aponsentos como eram naquela época. Versailles também é um pouco assim, mas achei Neuschwanstein mais fiél nesse sentido.

Quando saímos do castelo somos guiados para descer de volta à cidade, por um caminho diferente. Descer todo santo ajuda, né? Mas descer na neve escorregadia não é mole, não! O guia perguntou se alguém queria colocar um anti-derrapante no sapato e é claro, eu disse que sim.



Botas super fashion... hahaha (mas esquentavam o pé!)

Seguimos caminhando e chegamos a uma ponte, completamente coberta de neve. Era super estreita e não muito recomendável de olhar para baixo. Isto é, se você tem vertigem quando percebe o quão alto você está, sobre uma ponte pequena que não parece ser assim tão confiável.



Na foto não dá para ter muita noção de como era alto.

Mas é lá também que tem umas das mais belas vistas do castelo.



E quando eu achava que não tinha como ficar mais lindo, sou surpreendida. Não tem nem como descrever como era a vista lá de cima, ao entardecer, a pequenina cidade lá em baixo coberta de neve e banhada pela luz dourada do sol.


A cada passo que dávamos, parecia que estávamos em frente à uma pintura.


E como toda criança em sua primeira viagem com neve, não pude deixar de tentar fazer um anjo de neve (palavra-chave: tentar).

Fail

E o mais legal (e ainda bem que demos a câmera para uma pessoa genial que conseguiu fazer as fotos contínuas, que fez o efeito ficar ainda melhor) foi quando balançaram a árvore que estava em cima de gente.





Finalmente chegamos na cidade de novo, lanchamos e voltamos para Munique. Nós comemos pizza e fomos zoadas a viagem de volta inteira por colocarmos ketchup, já que isso é uma coisa inaceitável para os europeus - principalmente porque tinham italianos no grupo. Nós nem ligamos, estávamos felizes e contentes com o nosso passeio e por finalmente poder sentar e comer. 

Enfim, quem vai à Baviera não pode deixar de fazer esse passeio! É imperdível! Vale muito a pena!


Próxima (e última) parada: Londres.

7 comentários:

  1. Realmente Camila, lindo demais esse castelo com neve. Eu tbm só tinha visto foto dele com o clima mais ameno..rs...a câmera que você utilizou é a mesma da Disney? Ansiosa pelo relato de Londres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essas fotos eu tirei com uma Canon 1000D, a mais similar dela hoje em dia é a Canon T3. :)

      Excluir
  2. Que sonho esse lugar, e suas fotos lindas como sempre.
    Mas fala sério, o único lugar que você não vai ser zuada por colocar catchup na pizza é no Rio, isso aqui em São Paulo é um crime! Trabalhei 6 anos na Uncle K, vc deve conhecer, me acostumei com os cariocas, e tenho saudadexxxx. Beijoxxx e curta muito seu intercâmbio !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. É magnífico castelo, é o mais bonito que já vi mesmo !
    Se Deus quiser irei visitar também !

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Fui em meados de Fevereiro! Fui a Alemanha de novo em fevereiro ano passado e peguei a floresta negra incrivelmente linda de neve também!

      Excluir