quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A Hora de Partir...

Chegou aquele momento meio-amargo da viagem. Hora de arrumar as malas, de voltar para casa. Hora de se despedir dos novos amigos que se tornaram família e que você não faz ideia de quando vai voltar a ver (mas que tem certeza que vai fazer de tudo para um dia reencontrar todo mundo). Hora de rever as pessoas que você tanto ama e que está morrendo de saudades. E hora de conhecer gente nova também. 

Vi tantas coisas nesses últimos 5 meses... Vi uma ovelha pular de um caminhão em movimento numa estrada no meio do nada no Marrocos. Vi gente quase morrendo de overdose nas ruas de Amsterdam. Vi pessoas que ainda vivem sem energia na África. Vi o céu estrelado mais lindo do mundo no deserto. Vi uma chuva de meteoros. Vi o amanhecer deslumbrante do Saara e o pôr-do-sol mais colorido de Londres. Vi a neve cair na Noruega. Vi Michael Jackson dançando nas ruas de Estocolmo. Vi as colinas verdes da Irlanda.

Fiz tanta coisa. Dormi em aeroporto, andei de camelo e mergulhei no mediterrâneo. Atravessei o estreito de Gibraltar. Voltei no tempo em um passeio subterrâneo na Escócia e numa triste visita à um campo de concentração na Alemanha. Me senti dentro de um filme passeando pelas ruas de Bruges e dentro de um conto de fadas nos castelos de Portugal.

Perdi muito também. Perdi vôo, perdi trem, perdi sapatos, perdi iPod, perdi minha amada câmera. Perdi a hora. Perdi aniversário de pai, mãe, irmão, tia, avó, afilhada, amigos. Perdi passar o Natal em família. Perdi o nascimento da minha afilhada. Perdi a noção de tempo (quem consegue se achar quando o sol se põe às 3 da tarde?)... perdi noção de dia, de mês. Perdi o medo de muita coisa.

Mas eu ganhei tanto. Ah, se ganhei. Viajei pelo sul da Espanha com minhas duas avós amadas (As DUAS! Quantas pessoas no mundo podem dizer que tiveram esse privilégio?) e minha tia querida. Rodei a Europa com meu irmão e com um amigo que se tornou irmão (porque só sendo irmã para ver e ouvir as coisas que eu vi e ouvi desses dois). Fiz uma viagem de última hora para a Escandinávia que foi uma das melhores que já fiz na vida. Realizei um sonho ao fazer uma aventura pelo Marrocos com pessoas INCRÍVEIS. Visitei um dos lugares mais lindos do mundo com minhas amigas de infância. Fiz amigos que tenho certeza que vou carregar no coração pela vida inteira.

Descobri que ninguém pode me ajudar mais do que eu mesma. Descobri quem realmente se importa. Descobri que se eu realmente quero alguma coisa, se eu correr atrás, eu posso conseguir. Descobri novos sabores. Descobri que adoro couscous marroquino e realmente paella com mariscos não me apetece. Descobri que não existe nada que você não consiga encontrar num Chino.
Descobri que não é preciso ser rico para ser feliz, que eu não preciso de muito dinheiro para viajar, que ficar em hostel é uma experiência que todos devem ter na vida e que Ryanair e Easyjet podem não ter as aeronaves mais confortáveis do mundo, mas elas me levam para todos os lados por um preço imbatível. Descobri que Granada é a melhor cidade do mundo para um estudante viver. Descobri que o que realmente eu quero fazer da vida é trabalhar fazendo o que eu amo e isso me deu uma paz interior que não tem preço.

Descobri, principalmente, que existem muito mais pessoas boas nesse mundo do que más.

Aprendi muito. Aprendi palavras de diversas línguas. Italiano, alemão, francês, árabe e até norueguês. Aprendi a cozinhar pratos um pouco mais complicados e a lavar roupa sem manchar metade das coisas. Aprendi que definitivamente as coisas mais importantes da vida você não aprende na sala de aula.

Ri.

Chorei.

Tive vontade de voltar para casa.

Tive vontade de ficar aqui para sempre também.

Mas agora é hora de voltar e focar no futuro, nunca deixando de aproveitar o presente.

Estou ansiosa por tudo que vem por aí...

Tô chegando, Brasil!





ps: continuo com os relatos das viagens quando voltar... com certeza a saudade vai bater forte e relatar o que passou é uma ótima maneira para relembrar!

8 comentários:

  1. Que lindo Camilla ! Parabéns pela coragem e desprendimento, pelas fotos incríveis e experiências inesquecíveis ! O que aconteceu com sua câmera ??? Espero que tenha salvado as fotos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara! A camera foi roubada em Rotterdam, quando eu estava indo para Berlim... foi um dia cheio de coisas... perdi o vôo por causa disso, tive que virar a noite no aeroporto... vou explicar tudo no post dessas viagens. A sorte foi que tinha salvo todas as fotos no trem antes de chegar na estação (onde foram roubadas). Só Berlim que ficou sem foto (porque minha animação foi lá para baixo...).

      Excluir
    2. Que pena, ainda bem que as fotos não foram perdidas. Não fica triste não, a câmera pode ser reposta, e o que importa é que não aconteceu nada com você. bjs

      Excluir
  2. Nossa que lindo relato! Que benção tantas coisas boas te acontecerem nessa viagem! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Camilla, adoro seus relatos! Vc é incrível! Sempre indico seu blog e cada vez que leio um relato eu me apaixono ainda mais. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Camilla, vc é o máximo!! Conheci seu blog na semana passada, procurando roteiros pela HWY 1- Califórnia. Foi amor à primeira vista. Você usa e abusa da sua coragem, mas com muita inteligência, sabedoria, e isso é maravilhoso! Eu não sou lá muito corajosa, tenho medo até de reservar hotéis pelo booking e chegar lá não ter nada reservado, é mole? também, nesse momento, estou com medo de comprar uma passagem de avião de Las Vegas a São Francisco no site da submarino pela United, e é sobre esses medos que quero te fazer uma pergunta: Vc fez isso em sua viagem a São Francisco? Será que posso meter bronca nessa passagem? e como faço para acompanhar, saber se houve alteração no horário de voo, blá, blá, blá; preciso da sua ajuda! Vou fazer São Francisco a Monterey, durmo e no dia seguinte vou pra Santa Bárbara, durmo e no dia seguinte Camarillo, lógico, e sigo p LA e São Clemente. Aquelas lojas da Ross que vc adorou em São Francisco foram em Sausalito? Um bj grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Ah, muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado dos relatos! A Califórnia é o meu lugar preferido do mundo, não vejo a hora de voltar. Olha, eu faço todas as minhas reservas online. Já reservei no booking.com, Decolar, Submarino, hostels.com e até o hotels.com. Nunca, nunca tive problema. Você pode procurar qual vôo é mais barata pela Decolar e Submarino e fazer a compra no site da própria companhia aérea, é o que eu tenho feito ultimamente. Não porque eu tenha medo, mas é que dessa forma você não paga as taxas extras que esses sites cobram. Só fique atenta porque comprando por fora a passagem do vôo interno, você só tem direito a uma mala de 23kgs nesse vôo. Na United se eu não me engano, para colocar mais uma mala de 23kgs é $60. Ou era em 2012. Se você ainda não comprou as passagens, tenta comprar com múltiplos destinos, assim você tem direito a levar as 2 de 32kgs sem pagar extra. Só tem que ver se o valor vale a pena.

      Quando você compra nesses sites sem ser da companhia, no momento da compra eles mandam o e-ticket com o número da reserva, aí você pode acompanhar sem problema pelo site da companhia mesmo.

      A loja da Ross maravilhosa é em Sausalito sim!!! Vazia de gente e cheia de coisas! E no complexo também tem mais um monte de lojas ótimas!

      Se quiser pode me mandar um e-mail: camillalaterce@yahoo.com.br

      Bjs e boa viagem! :D

      Excluir
  5. Que bom que te achei!!!!!!!!!!!
    Adoro seus relatos; realmente a gente viaja com você. Sinto sua falta no VPO, mas também com esse ano que vc teve, impossível.
    Adoro suas dicas!! Tudo que vc disse da califórnia, assino embaixo. Obrigada. bjos Marina

    ResponderExcluir