sexta-feira, 9 de maio de 2014

A subestimada Oslo, Noruega - Parte 2

Ai, ai... eu sei que estou super em falta por aqui. Mas desde que eu voltei tem sido tanta correria com trabalho, faculdade, organizando a vida de novo... é engraçado que às vezes nem parece que eu fui para o intercâmbio. O lado bom da vida estar esta loucura toda é que nem dá muito tempo de ficar triste que eu voltei, ainda que vez ou outra bata aquele aperto no coração e a saudade daqueles tempos incríveis.

Mas a melhor cura de depressão pós-viagem? Programar a próxima! ;)

Então, continuando com os relatos de Oslo...

Nosso terceiro dia em Oslo foi incrível. O tempo estava maravilhoso e podemos conhecer a cidade da melhor forma possível: com alguém que mora lá. Eu trabalho no Brasil como fotógrafa, e dentre as crianças que eu fotografo, algumas são de uma família muito querida. Uma das irmãs vive em Oslo, e eu mandei uma mensagem para ela pedindo dicas e ela, super fofa, falou que levaria a gente para passear um dia! E foi ótimo!

A Yaiza desistiu de esquiar, coitada, o sonho de esquiar na Noruega destruído pela falta de neve, e foi passear com a gente. Imagina uma espanhola com três brasileiras, falando sem parar. Tadinha, mas sempre que dava a gente tentava manter a conversa em espanhol, só que acabávamos sempre de volta ao português sem perceber.

Nossa primeira parada foi o Frogner Park, um parque público lindíssimo que contém a famosa instalação de Vigeland, um conjunto de esculturas criadas por Gustav Vigeland e que estão espalhadas por todo o parque. O parque é muito lindo e é um passeio imperdível para quem for visitar Oslo.

The Monolith

Paramos para tomar um chocolate quente por lá (o frio estava intenso), e quando voltávamos para o carro, passamos por uma pista de patinação enorme e resolvemos nos arriscar nos patins. É muito engraçado, porque lá é praticamente um passeio normal de final de semana levar as crianças para patinar no gelo e, diferentemente das pistas de patinação que vemos por aí (depois eu conto sobre a de Londres), a de Oslo era enorme e você pode ficar quanto tempo quiser!

A pateta aqui nunca tinha patinado no gelo antes, e gente, não é muito parecido com patins normal não, fiquei andando igual ao Bambi aprendendo a andar e olhava aquelas crianças de 3/4 anos correndo de um lado para o outro como se tivessem nascido com os patins nos pés (e praticamente nascem mesmo).

Eu via eles correndo na minha direção e começava a gritar em desespero "Don't touch me! Don't touch me!" hahahaha E saia "correndo" (leia-se Bambi e batendo os braços tentando manter o equilíbrio) buscando um lugar para me apoiar.

Crianças lindas que com 4 anos andam perfeitamente de patins no gelo.

Enquanto no Brasil as criancinhas fazem escolhinha de futebol, na Noruega é escolhinha de hockey no gelo!

Depois a Polli descobriu um pinguim que as crianças pequenas usavam para se apoiar e aprender a patinar... para que, né, a gente se acabou... usando o bichinho e morrendo de rir! (depois a coluna sofreu, a idade é uma coisa triste)

Cansadas e com os pés doendo - esses patins são suuuuper duros e pesados - resolvemos devolver os patins enquanto nossa dignidade estava quase intacta (não caímos nenhuma vez! \o/) e continuar com o nosso passeio.

Eu amo, amo Natal. Principalmente Natal no frio (esse Natal do Rio de Janeiro com 40ºC não está com nada) e tinha comentado com a Cassia que queria conhecer um Christmas Market. Bem, eu imaginava que seria uma feirinha que ela iria me levar, tipo a que tínhamos visto na cidade... eis que ela leva a gente nesse lugar... literalmente uma "vila" transformada em cidade de Natal.

Que lugar lindoooo!!! A neve cobrindo a grama, pessoas puxando o trenó do Papai Noel e barraquinhas vendendo comidinhas típicas e Glogg. Inesquecível!

A essa hora já estava escurecendo (umas 15h) e a fome começou a bater. Terminamos nosso dia comendo em uma pizzaria deliciosa (e com preços bem legais comparados ao resto de Oslo). Eu tinha no meu celular a foto com o nome do lugar e a pizza, mas eu não estou achando. Se eu lembrar depois edito aqui.

A Cassia deixou a gente no hotel, a Yaiza iria voltar para a Espanha no dia seguinte e eu e a Polli seguimos viagem para Estocolmo. Nós fizemos esse trecho de ônibus - €24, 6:30h de viagem. Vale muito a pena! Nosso ônibus saía às 23:55h e passamos a noite viajando (lado bom, menos uma diária de hotel). Foi super tranquilo ir do albergue para a rodoviária, que fica super pertinho da estação central de trem. O ônibus nada se parece com o dos Brasil. Estava super vazio e para vocês terem uma idéia... tinha wi-fi grátis (normal na Europa) e até tomada para carregar o celular! E não era qualquer wi-fi, eu baixei um episódio da série que eu assisto no iTunes e fui assistindo no celular. Primeiro mundo é outra coisa.

Deixamos a Noruega com o coração apertado e certas de que iríamos voltar um dia para conhecer as outras maravilhas desse país tão lindo (Tromsø e Bergen estão na minha bucket list, mas um tem que ser visitado no inverno e o outro no verão... terei que voltar duas vezes... hahaha), de gente bonita e educada.

Ah, eu fiz um videozinho desses dias na Noruega, quem tiver paciência de assistir...

1. Relato show como sempreee!! Passo por aki quase todo dia para ver se tem algum novo...viajo nos seus relatos...são bons demais! Mas sei que está trabalhando bastante e deve faltar tempo.. :)